A palestra propõe uma leitura em chave histórica e política sobre a comida presente no clássico literário “O Leopardo”, de Giuseppe Tommasi di Lampedusa.
Por meio do espaço material e simbólico da mesa do Príncipe Don Fabrizio, o livro narra as tensões de poder entre a igreja, a aristocracia e a burguesia, em pleno Risorgimento Italiano (século XIX). “Se queremos que tudo continue como está, é preciso que tudo mude”.
Com intuito de ilustrar nossa análise, serão exibidos trechos do filme homônimo, de Luchino Visconti, de 1963.
Palestrante: ISABELLA CALLIA
Isabella Magalhães Callia
Estudiosa das práticas alimentares da Roma Imperial, pós-graduada em Gastronomia: História e Cultura pelo Centro Universitário Senac, docente em Língua e Cultura Italiana pela Università per Stranieri di Perugia, bolsista da Accademia dell’Enogastronomia Pugliese e mestranda em Literatura e Cultura Italianas, FFLCH/USP.
Quando: 23 de setembro, sábado
Horário: das 11hs às 13h30
Local: Auditório da Livraria Martins Fontes, Av. Paulista, 509, 2º andar. Metrô Brigadeiro. Estacionamento conveniado: Rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95. Acesso por elevador.
Investimento: R$ 45,00
Formas de pagamento:
PagSeguro ou Depósito/transferência bancária: Santander ag. 4779 c/c 01027512-7 HADJULIEN CPF 076555268-00, (comprovante para cursos@lentecultural.com.br)
A inscrição será efetivada após a confirmação do pagamento.
Preencha o Formulário para Inscrição e você será direcionado para o PagSeguro.