Quem Somos
Como o cristal que amplia e refina as possibilidades da visão, as atividades do Lente Cultural se destinam a expandir o conhecimento sobre vários domínios da cultura: arte, mitologia, gastronomia, história, psicologia, antropologia, cinema, atualidades, …
O grupo Lente Cultural foi idealizado e lançado por amigos dedicados à cultura em geral, com o objetivo de oferecer aos docentes e especialistas um espaço para a divulgação de seus estudos e pesquisas e ao público o acesso a temas interessantes e originais.
A parceria com a Livraria Martins Fontes Paulista possibilita realizar nossas atividades em um excelente auditório, dentro de uma das melhores livrarias do país!
Nosso grupo:
Heloisa Abreu Dib Julien
Bacharel em História pela FFLCH/USP, pós-graduada em História da Arte na École du Louvre, Paris, França. Sócia-diretora da empresa Techne Sistemas Educacionais e de Treinamento, realizando trabalho de consultoria especializada no planejamento e criação de projetos educacionais e treinamento empresarial e mídias educativas. Realização trabalhos de pesquisa histórica, genealógica e iconográfica de famílias de imigrantes no Brasil. Membro do Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, desde setembro/2006, realizando atividades tais como, organização e coordenação de atividades culturais e cursos oferecidos para público em geral, com o objetivo de divulgar cultura e história dos povos árabes, assim como sobre a memória da imigração árabe no Brasil.
Plinio Freire Gomes
Mestre em História pela FFLCH/USP. Viveu durante dez anos Itália, em Florença, onde estudou o Renascimento e realizou pesquisas em história moderna, trabalhando como bibliotecário no Istituto Universitario Europeo. Em sua permanência de seis anos na Síria, pesquisou arte e cultura islâmica. No âmbito de suas pesquisas na Itália e posteriormente na Síria, publicou numerosos artigos acadêmicos em inglês, português e italiano sobre argumentos ligados à História Moderna, ao Renascimento e ao Oriente Médio. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna e Centro Universitário Maria Antonia/USP. Organiza viagens culturais, com foco em museus, monumentos e ruínas, em países como Itália, Espanha, Marrocos, Irã e Índia. É autor de Um Herege Vai ao Paraíso – cosmologia de um ex-colono condenado pela Inquisição (1680-1744). São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Isabella Magalhães Callia
Italianista, especialista em História e Cultura da Alimentação. Doutoranda em Língua, Literatura e Cultura Italianas, pela Letras FFLCH/USP. Suas pesquisas atuais tratam principalmente do vínculo entre a comensalidade e a noção de identidade. Ministrou os cursos “Arte e cultura na Roma Imperial”, “Rotas comerciais e tabus alimentares do Mediterrâneo” e “Arte do Bem Viver no mundo Antigo: Erotismo, Estética e Comensalidade”, no Centro Universitário Maria Antonia/USP, “O complexo ato de comer na atualidade”, no SESC Centro de Pesquisa e Formação, e “A Comida na Arte: Homero, Soso de Pergamo, Bruegel e Fellini”, no Museu de Arte Sacra. CV Lattes:https://lattes.cnpq.br/503469229326369355.11.97034.0000 isabellacallia@usp.br